Todas as coleções
Google
SEO - Como exibir as avaliações dos seus produtos no Google organicamente
SEO - Como exibir as avaliações dos seus produtos no Google organicamente

Saiba como exibir as estrelas e opiniões nos resultados da busca orgânica do Google.

A
Escrito por Anderson Santos
Atualizado há mais de uma semana

Este documento traz informações básicas sobre como exibir estrelas nos resultados da busca orgânica do Google.


📌 Lembramos que fornecemos as marcações de review em formato de microdata por padrão, então se a sua plataforma for VTEX IO, TrayCorp ou Dooca, onde a marcação é JSON-LD, é necessário solicitar a alteração para o nosso suporte.

Para utilizar outros formatos, será necessário fazer requisições via API RA Trustvox disponível em: https://developers.trustvox.com.br/.

Recomendamos que solicite auxílio de um especialista em SEO, ou desenvolvedor com conhecimento em SEO.



1. Marcações na página

Rich Snippets são fragmentos de conteúdo, utilizado pelo Google para exibição nos resultados. Sendo estes, gerados através de marcações construídas no HTML de sua loja.

Portanto, para que seu produto nestes resultados tenham estrelas, é necessário garantir que ao menos algumas marcações estejam presentes na página.

Sua página de produto deve possuir uma estrutura de product, como no exemplo abaixo:

<div id="content" itemscope="" itemtype="http://schema.org/Product">
<h1 class="name" itemprop="name">Nome do seu produto</h1>
<p class="description" itemprop="description">Descrição do seu produto</p>
</div>

O trecho acima, pode ser validado através da 'ferramenta de testes de dados estruturados do Google': https://search.google.com/structured-data/testing-tool

Lembrando que a ferramenta 'testing-tool' precisa receber o código da página já renderizado.

O resultado será:


Procure evitar deixar erros nas marcações se utilizar da mesma ferramenta acima para validar sua loja, o Google apontará erros, caso existam. Estes erros podem prejudicar sua indexação.

2. Complemento das informações

Após termos um product, é possível complementar o mesmo com informações adicionais.


É importante que em sua página tenha apenas um único 'product', pois dois ou mais pode ser considerado conteúdo duplicado, resultando em punição pelo Google.

A própria ferramenta de testes deixa algumas sugestões como: brand, image, sku, etc.

Na documentação externa, de Schema.org, você encontra todas as marcações disponíveis para products: https://schema.org/Product

Como nosso objetivo é incluir as estrelas e reviews, também nos resultados do Google, utilizaremos nosso widget principal, que traz informações como estrelas, avaliações e perguntas:

Precisamos que ele esteja instalado em sua página do produto, na estrutura product mencionada acima.


As instruções para instalação deste e outros widgets, de acordo com sua plataforma, está disponível no link: Configure a RA Trustvox na sua loja


Após instalação do widget principal na página do seu produto, você terá algo como isto:

<!-- Script de exemplo do Widget de opiniões RA Trustvox -->
<script type="text/javascript">
window._trustvox = [];
_trustvox.push(['_storeId', 'Id-Loja']);

_trustvox.push(['_productId', productId]);
_trustvox.push(['_productName', productName]);
_trustvox.push(['_productPhotos', [url.image]]);
</script>
<script async="true" type="text/javascript" src="//static.trustvox.com.br/sincero/sincero.js"></script>

<div id="content" itemscope="" itemtype="http://schema.org/Product">
<h1 class="name" itemprop="name">Nome do seu produto</h1>

<p class="description" itemprop="description">Descrição do seu produto</p>

<!-- Widget de Opiniões do Produto -->
<div id="_trustvox_widget"></div>
<!-- Esta div acima será renderizada após o carregamento da página -->
</div>

Desta forma você já terá as informações de AggregateRating (estrelas) e Review (opiniões sobre o produto), lidas pelo Google, porém não conseguirá validar desta forma através da 'ferramenta de testes de dados estruturados do Google'.

O conteúdo da DIV de estrelas e widget de avaliações da RA Trustvox inserida é dinâmico. Ele só será carregado com a página de produto, se o mesmo existir em nossa base.


Como o conteúdo das estrelas e widget de opiniões carregadas pela RA Trustvox é dinâmico, nós mesmos fazemos as inserções de marcações de AggregateRating, não sendo necessário mais nenhum passo.

Você pode validar a configuração de SEO, copiando o código HTML da sua página de produto já renderizada, através do Inspect do seu navegador.

Com isto deverá obter um resultado próximo a este:

Pronto!

Agora é só aguardar pela indexação do Google, e se estiver tudo certinho com o SEO de sua loja, em uma média de 30 dias, você verá as estrelas nos resultados do Google. ✅


📌 Atenção!

Caso você tenha nosso script de estrelinhas instalado abaixo do nome do produto:

Sugerimos uma alteração no script para evitar a duplicidade de AgreggateRating.

Você deve buscar por:

 "data-trustvox-display-rate-schema"  

e alterá-lo para 'false', veja:

<div id="content" itemscope="" itemtype="http://schema.org/Product">
<h1 itemprop="name">Nome do seu produto</h1>

<!-- As estrelas serão carregadas aqui -->
<div data-trustvox-product-code-js="ID-DO-PRODUTO" data-trustvox-display-rate-schema="false"></div>

<!-- "data-trustvox-display-rate-schema" quando "true", imprime AggregateRating.
Se "false", apenas exibirá as estrelas, e NÃO imprime AggregateRating,
normalmente é desabilitado quando a marcação fica duplicada na página,
pois o Widget de Opiniões também possui AggregateRating. -->

<p itemprop="description">Descrição do seu produto</p>

<!-- Widget de Opiniões do Produto -->
<div id="_trustvox_widget"></div>
</div>

Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com a RA Trustvox através do chat 💬 disponível no menu 'Dúvidas e Suporte' no símbolo de interrogação ❔ do seu painel, de Segunda a Sábado das 9h às 18h - exceto feriados.

Estamos sempre AQUI! 💚

Respondeu à sua pergunta?