Com a funcionalidade de “Público-alvo” do Google Analytics 4, é possível segmentar os seus usuários a partir dos eventos da RA Trustvox, ou seja, identificar as interações dos seus clientes com o Widget de reviews, Filtros e Perguntas e respostas.
Este guia destina-se a orientar a configuração do Google Analytics 4 (GA4) para acompanhar de perto as interações dos seus clientes com a RA Trustvox. Ao implementar essa funcionalidade, você poderá medir métricas essenciais, analisar o desempenho e comparar dados valiosos relacionados à taxa de conversão, ticket médio e receita, permitindo uma análise mais abrangente do retorno do investimento.
Interações como:
Visitantes que de fato visualizaram o widget
Visitantes que clicam nas abas da Trustvox
Visitantes que clicam nas estrelas do widget
Visitantes que publicam uma pergunta
Widget:
Passos para Configuração:
1. Widget de opiniões de produto:
Para realizar o rastreamento dos eventos gerados pelos usuários que interagem com o widget da Trustvox, é essencial que você envie o ID do Google Analytics para a nossa aplicação. Isso pode ser feito da seguinte forma:
<script type="text/javascript">
window._trustvox = [];
gtagAccounts = [
{ id: "G-ABC" },
];
_trustvox.push(['_gtag', gtagAccounts]);
</script>
Se for necessário incluir mais de um ID de propriedade do Google Analytics, você pode simplesmente adicionar todos os IDs necessários, como mostrado no exemplo a seguir:
<script type="text/javascript">
window._trustvox = [];
gtagAccounts = [
{ id: "G-ABC" },
{ id: "G-DEF" },
{ id: "G-GHI" },
];
_trustvox.push(['_gtag', gtagAccounts]);
</script>
Isso permitirá que você rastreie eventos de forma eficaz e personalizada usando várias propriedades do Google Analytics, conforme necessário.
2. Acesso ao GA4:
Acesse sua conta do Google Analytics 4 em analytics.google.com.
Para a criação de um público alvo dentro de uma propriedade do Google Analytics é necessário possuir alguns requisitos:
- Usuário com função mínima de editor;
- Limite de 100 públicos-alvo já criados;
Veja como criar um Público-alvo no GA4:
Ao criar um público-alvo, adicione no Google Analytics todos os usuários que atenderam aos critérios nos últimos 30 dias (supondo que você tenha dados desse período).
À medida que você define seu público-alvo, um resumo é atualizado com o número de usuários que atenderam aos critérios nos últimos 30 dias para que você tenha uma ideia do tamanho do público-alvo.
Passo a passo para criar um público-alvo:
1. No painel de navegação à esquerda, clique em Administrador.
2. Na coluna Propriedade, clique em Públicos-alvo > Novo público.
3. Clique em “Criar um público-alvo personalizado”
4. Selecione o escopo da condição em “Em todas as sessões” dos usuários e clique em “Adicionar nova condição”:
5. Adicione como condição todas as variações de eventos criados do RA Trustvox com o uso do conector lógico “OU”, conforme imagem abaixo:
Os nomes de eventos relacionados ao Widget da RA Trustvox que devem ser selecionados como condições na tela anterior são os seguintes:
● Visualizou o widget
● Remover Filtro de Opiniões
● Filtrar por Opiniões Positivas
● Filtrar por Opiniões Negativas
● Ordenar Opiniões por Votos
● Votar em Opinião como Positiva
● Desvotar em Opinião como Positiva
● Digitou no campo de perguntar
● Digitou no campo de e-mail
● Submeteu uma nova pergunta
6. Após os passos acima, basta dar o nome ao Público-Alvo “Interagiu Trustvox” e salvar:
7. Clique em “Criar comparação”:
8. Selecione a dimensão de “Nome do Público”, o tipo de correspondência “corresponde exatamente a” e o valor será o nome do público “Interagiu Trustvox”
Logo depois, será possível navegar entre qualquer relatório padrão do GA4 para verificar as métricas comparativas entre as comparações.
Segmentar sua audiência a partir das interações com o Widget da RA Trustvox usando o GA4 ajuda a identificar grupos específicos de usuários, e consequentemente, direcionar suas estratégias de marketing e engajamento de maneira mais eficaz, para atender as necessidades de cada grupo.
Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com a RA Trustvox através do chat 💬 disponível no menu 'Dúvidas e Suporte' no símbolo de interrogação ❔ do seu painel, de Segunda a Sábado das 9h às 18h - exceto feriados.
Estamos sempre AQUI! 💚