Sabemos que a mudança de plataforma de e-commerce, independentemente do motivo, pode ocorrer em algum momento.
Para facilitar e não gerar nenhum tipo de retrabalho ou perda, criamos este manual completo e é importante que você, lojista, siga as instruções copiosamente. 😊
📌 É importante salientar que a migração de reviews/avaliações, é diferente da migração de plataforma.
A migração de reviews é um processo necessário quando ocorre a migração de plataforma/ troca de plataforma.
1. O que é a migração de reviews/avaliações?
Migração de reviews é o processo criado pela RA Trustvox, onde permite que o cliente mova/transfira reviews entre produtos de maneira ordenada.
Ao efetuar a troca de plataforma de e-commerce, produtos que antes tinham um ID passam a ter outros IDs, então a migração de reviews é necessária para atualizarmos esses IDs, fazendo com que as avaliações do produto antigo passem para o produto novo.
A migração também pode ser necessária para produtos que possuem muitas variações. Entenda mais sobre o assunto no item 2.3 do nosso manual: Como gerar e preencher a planilha migração de reviews/avaliações
2. Como fazer a migração de reviews/ avaliações?
Antes de tudo, verifique se a sua nova plataforma possui integração com a RA Trustvox: Lista de plataformas integradas na RA Trustvox
Caso a mudança seja para uma plataforma própria, você pode realizar a integração com a RA Trustvox através da nossa documentação: RA Trustvox API e Integração via API da RA Trustvox
De forma prática, para realizarmos a migração dos reviews esse é o passo a passo:
2.1 Fazer o backup dos dados da RA Trustvox;
2.2 Extrair e preencher a planilha DE>PARA;
2.3 Validação;
2.4 Assinatura do Termo de Aceite de Migração de Reviews;
2.5 Migração dos reviews.
2.1 Backup dos dados da RA Trustvox
Antes de iniciar a troca de plataforma, recomendamos que extraia todos os relatórios a fim de se precaver contra possíveis perdas durante o processo.
Coletamos diversos dados a partir da integração com a sua plataforma de e-commerce, e esses relatórios ficam disponíveis na aba “Exportar dados”.
Saiba como extrair esses relatórios em: Como gerar relatórios no painel RA Trustvox
2.2 Planilha de migração de reviews/ avaliações DE>PARA
Após realizar o backup, você deve gerar e preencher a planilha DE>PARA.
A migração de reviews/ avaliações é realizada através da planilha em excel “Todos os produtos da empresa”, que é gerada dentro do painel RA Trustvox.
Chamamos essa planilha de DE>PARA.
Você deve seguir o manual Como gerar e preencher a planilha migração de reviews e seguir as orientações de preenchimento.
Após o preenchimento, retorne a planilha DE>PARA preenchida através do chat do suporte informando: “Mudei de plataforma de e-commerce e quero migrar meus reviews”.
Onde deverá nos informar:
De qual plataforma está saindo e para qual irá migrar;
Dia e hora exata em que a mudança de plataforma ocorreu.
📌 A planilha DE>PARA deve ser gerada antes da mudança de plataforma.
Caso a planilha tenha sido gerada após a mudança de plataforma, confira o item 3 do nosso manual Como gerar e preencher a planilha migração de reviews.
Para nos avisar, entre em contato com o suporte RA Trustvox através do chat 💬 disponível no menu 'Dúvidas e Suporte' no símbolo de interrogação ❔ do seu painel.
2.3 Validação
A validação consiste em verificar se o preenchimento da planilha DE>PARA está conforme o manual, e se os IDs preenchidos da nova plataforma conferem com os produtos no site.
Para validarmos a planilha DE>PARA, é imprescindível que a nova plataforma esteja no ar, com a RA Trustvox instalada, e tenha nos informado o dia e hora exata da mudança de plataforma.
Realizamos a validação em até 48h após o retorno da planilha DE>PARA.
📌 A instalação e integração da RA Trustvox na nova plataforma é de sua responsabilidade.
Caso a instalação não seja automática, recomendamos o auxílio de uma pessoa desenvolvedora ou agência especializada.
Lembrando que, fornecemos manuais de apoio para realizar essa instalação e integração. Esses manuais ficam disponíveis em nosso help através do link:
2.4 Assinatura do Termo de Aceite de Migração de reviews/avaliações
Após constatarmos com a validação que está tudo correto, o Termo de Aceite de Migração de Reviews deverá ser assinado.
O nosso time de contratos enviará um e-mail contendo o Termo, que deverá ser assinado digitalmente.
Após o Termo de Aceite ser assinado, iniciaremos a migração dos reviews.
📌 Também é necessário assinar o Termo de Aceite de Migração de Reviews caso realize somente a mesclagem de reviews.
2.6 Migração dos reviews
Ao iniciar a migração de reviews, realizamos alguns testes.
Esses testes consistem em verificar se as avaliações irão constar no produto correto, por exemplo.
Se estiver tudo certo, a migração de reviews é realizada definitivamente.
Após iniciarmos a migração definitiva, nós avisamos através do chat do suporte.
Poderá levar até 24h para que as avaliações/reviews nos widgets do site sejam atualizados.
Pronto, migração realizada! ✅
3. Informações importantes
3.1 Após iniciada, a migração poderá levar até 60 dias para ser concluída; (Dias contados a partir do retorno do Termo de Aceite assinado.);
3.2 A instalação da RA Trustvox na nova plataforma de e-commerce é de sua responsabilidade. Veja o item 2.3;
3.3 Frisamos que o processo e migração é algo complexo, que pode ocasionar perda de dados. Nossa taxa de acerto é de 90%;
3.4 Devido à complexidade, realizamos somente uma migração sem a possibilidade de reversão. Caso mude de plataforma novamente, os reviews não poderão ser migrados;
3.5 Não nos responsabilizamos por erros no preenchimento da planilha DE>PARA.
3.6 Caso tenha mudado de plataforma antes de nos avisar, ou realizado qualquer procedimento que tenha influenciado nos IDs de produto, dependendo da complexidade, não garantimos ou realizamos a migração dos reviews;
3.7 Caso não retorne o nosso contato sobre a migração em até 2 dias úteis, encerraremos o processo e ele deverá ser reiniciado;
3.8 Não nos responsabilizamos e não reembolsamos o período em que ocorreu a quebra de integração devido à mudança de plataforma.
Ficou com dúvida ou precisa de ajuda?
Entre em contato com a RA Trustvox através do chat 💬 disponível no menu 'Ajuda', ou no símbolo de interrogação ❔ do seu painel.
Atendimento de Segunda a Sábado das 9h às 18h — exceto feriados.
Conte com a gente! 💚