Como acompanhar o status da coleta de opinião

Aprenda como acompanhar o status da coleta de opinião dos seus consumidores e veja um exemplo prático

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Escrito por Anderson Santos
Atualizado há mais de uma semana

Está com dúvidas de como funciona o fluxo de coleta de opinião? Quer saber se os seus clientes estão recebendo o e-mail?

Neste artigo trazemos todas essas informações, e como verificar o status de coleta da opinião dos seus consumidores.

1. Verifique a coleta e pontos principais

Antes de continuarmos, certifique-se que a coleta está ativa e verifique os pontos principais aqui.

Com a conexão da sua plataforma de e-commerce e a RA Trustvox, suas vendas - diariamente e de forma automática - são importadas para o painel da RA Trustvox e disponibilizada na aba de 'Pedidos'.

2. Informações na aba "Pedidos"

Na tela dos pedidos você verá algumas informações trazidas diretamente da conexão com sua plataforma, são elas:

  • ID do pedido;

  • Nome do consumidor;

  • Data informada da entrega;

Você também poderá checar as informações preenchidas pela RA Trustvox:

  • Status do pedido;

  • Importado em.

Clicando no detalhe do ID do pedido, você acessa novas informações, como:

  • E-mail do consumidor;

  • Produtos;

  • Datas transacionais;

  • Avaliações.


⚠️ A coluna "status do pedido" está relacionada com o envio do e-mail. É nessa coluna que você consulta qual o status da coleta de opinião de cada um dos pedidos.


Veja o exemplo abaixo:


É necessário que todas essas informações estejam disponibilizadas no painel. Caso não apareçam, entre em contato conosco através do chat, no menu ‘Ajuda (?)’.


3. "Status da avaliação"

Os status da avaliação pode ser filtrado e classificados por: aguardando envio, aguardando resposta, avaliado, e-mail não respondido, cancelado, falhou e criado.

Abaixo, explicamos o comportamento dos principais status a serem acompanhados:

3.1 Status "Aguardando envio

O status do pedido de avaliação inicial é "Aguardando envio".
Ele é preenchido assim que a plataforma envia o pedido para a RA Trustvox:

Esse status é mantido até que chegue a data do disparo do e-mail.

Essa data é formada por: “data prevista da entrega” + tempo de disparo em dias, previamente configurado.


💬 Por padrão, o tempo de disparo da RA Trustvox é a partir de 5 dias, mas você pode alterá-lo em "Configurações" > "Preferência da Empresa".

💬 Pedidos retroativos seguem um fluxo diferente. Nestes casos, o e-mail de coleta é enviado em aproximadamente 10 dias após a data de importação.


3.2 Status "Aguardando resposta"

Ao chegar na data do disparo, o primeiro e-mail de coleta é enviado para o consumidor e seu status é atualizado para “ Aguardando resposta”.

Caso o consumidor não responda, aguardamos mais 5 dias e um novo e-mail (segunda tentativa) é enviado. Nesse momento, o status permanece como “Aguardando resposta”.

3.3 Status "Avaliado"

Se o consumidor responder e enviar a opinião, o status, também automaticamente, é alterado para “Avaliado”.

3.4 Status "E-mail não respondido"

Após o primeiro e-mail, automaticamente a plataforma faz uma segunda tentativa depois de 5 dias.
Aguardamos por mais 5 dias, e passado esse tempo, caso o consumidor ainda não tenha avaliado, o status do pedido é atualizado para “E-mail não respondido”.


💬 Importante: o e-mail continuará na caixa de entrada do consumidor e o link de avaliação fica disponível por até 90 dias.


4. Exemplo prático

Sabemos que a primeiro momento podem surgir muitas dúvidas, então para te ajudar, separamos um exemplo prático:

Imagine que sua cliente Ana fez um pedido na sua loja no dia 10/01/2021:

  • Este pedido foi importado para a RA Trustvox dia 11/01/2021, essa é a data que constará na coluna "Importado em"

  • A data estimada de entrega é dia 15/01/2021, essa é a data que constará na coluna "data prevista de entrega"

Em suas configurações de tempo de disparo foram definidos 5 dias para o envio do e-mail:

  • O primeiro e-mail será enviado à Ana a partir do dia 20/01/2021, até 10 dias depois data:

    A partir 15/01/2021 + 5 dias = 20/01/2021
    Até o dia 30/01/2021 pois, 20/01/2021 iniciou-se o disparo + 10 dias.

  • O e-mail foi enviado no dia 20/01, por exemplo, então status foi alterado para “Aguardando resposta”. Porém, ela ainda não viu o e-mail, então não o respondeu.

  • No dia 25/01, 5 dias depois do primeiro e-mail, a RA Trustvox dispara um novo e-mail. Mas, ainda assim ela não responde.

  • Depois de 5 dias, no dia 30/01, o status do pedido aparecerá como “E-mail não respondido”.

  • No dia 10/03/2021, fazendo uma varredura no e-mail, Ana encontra o e-mail da RA Trustvox e decide responder.

  • Ao enviar a avaliação, o status do pedido de Ana será automaticamente atualizado para “Avaliado”.

    Assista aos nossos vídeos:


    ⚠️ IMPORTANTE ⚠️

    Pensando no máximo de conversão (quantidade de clientes que respondem as avaliações), o disparo dos e-mails podem ser evitados ou reduzidos próximos a finais de semana, feriados ou feriados prolongados, onde pode ocorre menor engajamento dos consumidores.

    Isso pode fazer com que o disparo dos e-mails de coleta levem alguns dias a mais do que o configurado em seu painel RA Trustvox.


Pronto! 😊

Agora você já sabe acompanhar os status dos seus pedidos no painel.

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a RA Trustvox através do chat 💬 disponível no menu 'Ajuda', ou no símbolo de interrogação ❔ do seu painel.
Atendimento de Segunda a Sábado das 9h às 18h - exceto feriados.

Conte com a gente! 💚

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